Research line

Análises Avançadas de Dados Brasileiros sobre Drogas com Inteligência Artificial e Translação para a Clínica

Summary

Objetivos Gerais: Unificando bancos de dados previamente coletados, e através da aplicação de algoritmos de aprendizagem de máquina e modelos estatísticos robustos: Avaliar possíveis marcadores de adesão ao tratamento e de tipo de alta hospitalar em usuários de substâncias psicoativas e avaliar possíveis marcadores de comportamentos de risco no trânsito em amostras de condutores brasileiros.
Objetivos Específicos: Ajustar um modelo associativo entre tempo de permanência na internação e marcadores como: comorbidades psiquiátricas, biomarcadores, características sociodemográficas, perfil do consumo de substâncias, traumas na infância e transtornos do eixo I. Ajustar um modelo associativo entre comportamentos de risco no trânsito (ex: dirigir sob efeito de substâncias psicoativas) e marcadores como: características sociodemográficas, perfil de consumo de substâncias, biomarcadores e escores de impulsividade.

Principal Investigators:

Felix Kessler, Flavio Pechansky

Research Team:

Funders

SENAD

Project start:

Abril de 2018

Project completion

Dezembro de 2020

Rua Professor Álvaro Alvim, 400;
CEP 90420-020;
Cidade: Porto Alegre;
UF: Rio Grande do Sul

Phone

The Center for Research in Alcohol and Drugs (CPAD) is located in the Hospital de Clínicas of Porto Alegre (HCPA) and is linked to the Department of Psychiatry of the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS).

Monday to Friday  8 am to 5 pm hours