Research line

Ensaio Clínico Randomizado, Duplo-Cego, Controlado com Placebo, para Avaliar o Efeito da N-Acetilcisteína no Tratamento dos Transtornos por Uso de Álcool e Cocaína

Summary

O objetivo deste estudo é verificar se a NAC quando usada como terapia adjuvante ao tratamento convencional do transtorno por uso de álcool e transtorno por uso de cocaína/crack aumenta a adesão ao tratamento.
Objetivos específicos: Verificar se pacientes com diagnóstico de transtorno por uso de álcool ou transtorno por uso de cocaína/crack apresentam:
- modificações no percentual de tempo de abstinência nos primeiros 30 dias pós-alta quando a NAC é usada como terapia adjuvante ao tratamento convencional.
- modificação no tempo de internação hospitalar quando a NAC é usada como terapia adjuvante ao tratamento convencional.
- modificação no funcionamento global, social e ocupacional quando a NAC é usada como terapia adjuvante ao tratamento convencional.
- modificação nos testes neuropsicológicos quando a NAC é usada como terapia adjuvante ao tratamento convencional.
- modificação nos níveis séricos de neurotrofinas, marcadores inflamatórios e marcadores de estresse oxidativo e se estão associados com a resposta terapêutica quando a NAC é usada como terapia adjuvante ao tratamento convencional.
- verificar se há diferença na resposta ao tratamento de acordo com polimorfismos presentes em genes codificadores envolvidos com a neurotransmissão glutamatérgica, gabaérgica e dopaminérgica em pacientes com diagnóstico de transtorno por uso de álcool ou transtorno por uso de cocaína/crack.

Principal Investigators:

Lisia von Diemen, Flavio Pechansky

Research Team:

Funders

SENAD

Project start:

Janeiro de 2016

Project completion

Julho de 2020

Rua Professor Álvaro Alvim, 400;
CEP 90420-020;
Cidade: Porto Alegre;
UF: Rio Grande do Sul

Phone

The Center for Research in Alcohol and Drugs (CPAD) is located in the Hospital de Clínicas of Porto Alegre (HCPA) and is linked to the Department of Psychiatry of the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS).

Monday to Friday  8 am to 5 pm hours