Research line

Preditores Clínicos, Biológicos e Psicossociais da Recaída Precoce em Usuários de Crack

Summary

O objetivo principal é avaliar fatores clínicos, biológicos e psicossociais preditores de recaída ou abandono de tratamento precoce em 200 usuários de crack após internação em unidade de tratamento de dependência química em hospital geral.
Os objetivos específicos são: Avaliar se os parâmetros obtidos através da testagem neuropsicológicas e as funções executivas estão associados com recaída ou abandono de tratamento 30 dias após alta hospitalar. Verificar se há associação entre os níveis de BDNF, estresse oxidativo e NPY na internação e após desintoxicação e as taxas de recaída ou abandono de tratamento 30 dias após alta hospitalar. Avaliar a associação de variáveis demográficas, comorbidades psiquiátricas e transtornos de personalidade com recaída precoce ou abandono precoce de tratamento. Avaliar a associação de outras variáveis como gravidade de dependência, impulsividade, vínculo parental, agressividade e abstinência de cocaína estão associados com recaída ou abandono de tratamento 30 dias após alta hospitalar.

Principal Investigators:

Lisia von Diemen

Research Team:

Funders

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e Fundo de Incentivo à Pesquisa e Eventos HCPA

Project start:

Abril de 2014

Project completion

Dezembro de 2023

Rua Professor Álvaro Alvim, 400;
CEP 90420-020;
Cidade: Porto Alegre;
UF: Rio Grande do Sul

Phone

The Center for Research in Alcohol and Drugs (CPAD) is located in the Hospital de Clínicas of Porto Alegre (HCPA) and is linked to the Department of Psychiatry of the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS).

Monday to Friday  8 am to 5 pm hours